sábado, 17 de janeiro de 2009

11ª SESSÃO: SER MISSIONÁRIO, o que é?

Olá bom dia a todos,
no Sábado passado estivemos a falar sobre as Missões, devido a ter sido o fim-de-semana das Missões Capuchinhas. Também falamos um pouco da divisão da Bíblia (Novo Testamento e Antigo Testamento) e o significado de Testamento.

Faltaram: Afonso; Ana Marta; Filipa Lima; Gonçalo e Mª Madalena Jorge

AINDA NÃO PAGARAM OS CATECISMOS, É FAVOR PAGAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL.....

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

SESSÃO Nº 10

CATEQUESE: 2 A 3

A nossa sessão de catequese teve como base principal aprender a Bíblia.
Faltaram à catequese: Ana Marta e Afonso

A Bíblia

Bíblia --> é uma palavra de origem grega que significa "livros".
Bíblia --> conjunto de livros que têm diversas origens, extensão e conteúdo, estão unidos pelo significado religioso que têm para o povo de Israel e para todo o mundo cristão: unidade e diversidade que não se opõem entre si, e dá à Bíblia o seu especial carácter.

Foi escrita na Babilónia (Israel) e foi trazida pelo sacerdote Esdras.

A BÍBLIA desde os tempos remotos tem tido diferentes designações.

Para os Judeus, a Bíblia somente consta da parte que os cristãos conhecem como o Antigo Testamento, referem-se a ela como Lei, Profetas e Escritos (cf. Lc 24.44). Estes conceitos representativos de cada um dos blocos, divide o texto bíblico transmitido na língua hebraica:

  • a) Lei , que compreende os cinco primeiros livros da Bíblia: Gênesis, Êxodo, Levítico, Números, Deuteronômio.
  • b) Profetas, agrupados em: Profetas anteriores: Josué, Juízes, 1 e 2Samuel, 1 e 2Reis; Profetas posteriores: Isaías, Jeremias, Ezequiel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias
  • c) Escritos: Jó, Salmos, Provérbios, Rute, Cântico dos Cânticos, Eclesiastes, Lamentações, Ester, Daniel, Esdras, Neemias, 1 e 2Crônicas.
No Cristianismo, com a incorporação dos livros do Novo Testamento e justamente a partir da maneira que ali são citadas passagens do Antigo, é comum referir-se à Bíblia como a Sagrada Escritura. (cf. Mt 21.42; Jo 5.39; Rm 1.2). (cf. Mc 12.10; Jo 19.24).

Os termos Antigo Testamento (AT) e Novo Testamento (NT), respectivamente, no seu sentido de títulos respectivos da primeira e da segunda parte da Bíblia, começaram a ser utilizadas entre os cristãos no final do séc. II d.C. com base em textos como 2Co 3.14.

A palavra "testamento" representa aqui a aliança ou pacto que Deus estabelece com o seu povo: em primeiro lugar, a aliança com Israel (cf. Êx 24.8; Sl 106.45); depois, a nova aliança anunciada pelos profetas e selada com o sangue de Jesus Cristo (cf. Jr 31.31-34; Mt 26.28; Hb 10.29).

Passeio da catequese em 2006 ... em Alvalade

Passeio da catequese em 2006 ... em Alvalade
estadio 1º de maio

Magusto em 2007

Magusto em 2007
no Centro Social Paroquial